sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ultras Cultural

E a cobra fumou... Em Monte Castelo...

*Regerson Ribeiro Thomé

Em 1939 começou a segunda guerra mundial, conflito militar que foi até 1945, envolvendo grandes nações, tendo como foco principal duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo, ela contou com mais de 100 milhões de homens.[1]
O Brasil, como sempre teve notoriedade internacional, também foi envolvido no conflito. Inicialmente o país manteve-se neutro, por isso foi até criado um lema "A cobra está fumando", fazendo uma sátira ao que muitos diziam: "é mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra".
Getúlio Vargas, presidente brasileiro na época, sabia que não poderia confrontar o poder bélico estadunidense, e declarou guerra ao Eixo em 22 de agosto de 1942.[2][3]
O Exército Brasileiro organizou a FEB – Força Expedicionária Brasileira, que teve a missão de combater nos territórios italianos. Foram longos combates e muito sofrimento, pois o Brasil não tinha equipamento e treinamento suficiente naquela época, foi o heroísmo dos soldados brasileiros, que trouxe muitas vitórias, como por exemplo, em Monte Castelo.
Nessa semana, comemoramos a Tomada De Monte Castelo, realizada no dia 21 de fevereiro de 1945, considerada uma das maiores vitórias da nossa pátria. Foi neste local desfraldada a bandeira da nação verde-amarela, um terreno alpino, aonde as temperaturas são extremamente baixas.
No dia 24 de novembro, o Esquadrão de Reconhecimento e o 3º Batalhão do 6º Regimento de Infantaria da 1ª DIE iniciaram a primeira investida, porém os militares da 232ª Divisão de Infantaria germânica recuperam as posições perdidas.
No dia 12 de dezembro de 1944, foi efetivada uma operação, lembrada pela FEB como uma das mais violentas enfrentadas pelas tropas brasileiras.
Finalmente no dia 19 de fevereiro de 1945, o comando do 5º Exército determinou o início de uma nova ofensiva para a conquista do monte. Ofensiva que levaria as tropas para o Vale do Pó, até a fronteira com a França.
No dia 21 de fevereiro de 1945, chegava ao fim à batalha e o Brasil hasteava honrosamente a sua bandeira.[4]
Que seja inspiradora para nós a Batalha de Monte Castelo, foi lá que os militares das Forças Armadas do Brasil, mostraram a fibra de herói da nossa nação. Eles fizeram a cobrar fumar...
Fontes:

1. MANDEL, Ernst. O significado da Segunda Guerra Mundial. S. Paulo. Ed. Ática, 1989.
2. ISTOÉ - EUA planejavam tomar o País caso Getúlio não entrasse na guerra contra os nazistas
3. DW-World - O Pentágono quis invadir o Brasil. Entrevista de Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira para a DW-World.
4. Disponível em: http://www.exercito.gov.br/web/guest. Acesso em: 24 fev. 2011.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir