terça-feira, 23 de novembro de 2010

Matemáticos divergem quanto a chances atleticana


Matemáticos divergem quanto a chances atleticanas

Por: Furacao.com

Os principais estatísticos do futebol brasileira apresentam cálculos divergentes quanto às chances do Atlético obter uma vaga na Libertadores da América 2010. A duas rodadas do final do Campeonato Brasileiro, o Atlético está em quinto lugar, um ponto atrás do Grêmio. Além dos dois, apenas o Botafogo ainda luta para terminar a competição em quarto lugar. Fluminense, Corinthians e Cruzeiro já asseguraram as três primeiras vagas.

Na opinião do gaúcho Tristão Garcia, do Infobola, o Atlético tem 30% de chances de terminar em 4º lugar no Brasileirão. O Grêmio tem 46% e o Botafogo, 26%. Vale lembrar que os dois concorrentes do Furacão se enfrentarão na última rodada - ou seja, é impossível que ambos tenham aproveitamento de 100% até o final da competição.

Já para o matemático Marcelo Leme de Arruda, do Chance de Gol, as chances atleticanas de terminar em 4º lugar são mais reduzidas: 18,3%. O Botafogo tem 19,1% e o Grêmio tem 62,6%. Arruda considerou também que não basta ao time terminar em 4º lugar para assegurar a vaga à Libertadores: é preciso também contar que o campeão da Copa Sul-Americana não seja um clube brasileiro (Palmeiras e Goiás disputam vaga na final).

Assim, o matemático fez também um cálculo das chances absolutas de cada time na disputa. Nesta hipótese, o Palmeiras é o maior favorito para conquistar a quarta vaga brasileira, com 74,8% de chances de ser campeão da Sul-Americana. As chances do Grêmio são reduzidas a 15,3%, do Botafogo a 4,7% e do Atlético a 4,5%. O Goiás, que precisa vencer o Palmeiras fora de casa para ir à final da Sul-Americana, ainda alimenta um fio de esperança: 0,8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário